Sabe-se muito pouco da vida de Abu Abdullah Mohammed ben Musa al-Khwarizmi. Não se sabe ao certo quando nasceu, provavelmente por volta de 780 e terá morrido entre 830 e 850. Certo é que foi um dos primeiros matemáticos a trabalhar na Casa da Sabedoria, em Bagadade, durante o reinado do califa, árabe, al-Mamum (813-833)
Al-Khwarizmi escreveu tratados sobre aritmética, álgebra, astronomia, geografia e sobre o calendário. É possível que tenha escrito um tratado sobre o astrolábio e outro sobre relógios de sol, mas estes dois últimos não chegaram aos nossos dias.
Tanto o tratado sobre a aritmética como o sobre a álgebra constituíram o ponto de partida para trabalhos posteriores e exerceram uma forte influência no desenvolvimento da matemática, principalmente da aritmética e da álgebra.
A versão original do pequeno tratado de aritmética de al-Khwarizmi encontra-se perdida, mas este chegou a Espanha e existem traduções, do século XII, para latim. No seu texto al-Khwarizmi introduz os nove símbolos indianos para representar os algarismos e um círculo para representar o zero. Depois explica como escrever um número no sistema decimal de posição utilizando os 10 símbolos. Descreve as operações de cálculo (adição, subtração, divisão e a multiplicação) segundo o método indiano e explica a extração da raiz quadrada. Depois do cálculo com números inteiros trata o cálculo com frações. No entanto, expressa-as, tal como os Egípcios como a soma de frações unitárias.
tratado de álgebra escrito por Al-Khwarizmi data de cerca de 830 e tem o título Hisab al-jabr w'al-muqabala. uma possível tradução seria o cálculo por completação (ou restauração) e redução. O livro foi, também, traduzido para latim, no século XII. Robert de Chester, na sua tradução para latim, de 1140, traduz o tratado de álgebra de al-Khwarizmi com título Liber algebrae et almucabala, portanto álgebra deriva da tradução latina de al-jarb.
Alunos: Eduardo Cardoso
Felipe Lucas de Melo
Jeferson dos Santos
1 comentários:
Baah fiico legaal ;D
Postar um comentário